segunda-feira, 9 de abril de 2012

DINAH WASHINGTON

Unforgettable (1959)



Dinah Washington, pseudônimo de Ruth Lee Jones (Tuscaloosa, Alabama, EUA, 29 de agosto de 1924 - 14 de dezembro de 1963), americana, cantora de jazz, blues e gospell.
De família de baixa renda, mudou-se para Chicago aos quatro anos. Teve uma infância solitária, já que seu pai, um apreciador de cassinos, raramente estava em casa, e sua mãe passava os dias na rua atrás do dinheiro para sustentar Dinah, suas irmãs e pagar as freqüentes dívidas do marido.
Sozinhas em casa, as meninas começaram a se refugiar na igreja, onde passavam as tardes. Dinah tocava piano, assim como sua mãe, e todas cantavam no coral.
Antes da adolescência, Dinah começou a fazer sucesso nas redondezas do bairro onde vivia, e logo tocava piano e cantava gospel por toda Chicago, até vencer um concurso de calouros cantando blues. O concurso lhe rendeu um convite para participar do conjunto vocal Sarah Martin Singers, pouco antes de completar doze anos. Aos quinze anos, diante das proibições de sua mãe, começou a fugir pela janela de seu quarto para cantar à noite em bares e clubes, onde também começou desenvolver seu gosto pela bebida.
Apesar da pouca idade, seu fantástico senso de fraseado, tonalidade e ataque fizeram com que o bandleader Lionel Hampton a contratasse imediatamente quando a viu cantar no ano de 1943. Foi nessa época que mudou seu nome de Ruth Lee Jones (nomes comuns nos EUA) para o mais pomposo Dinah Washington. Depois do debut com o bandleader, Dinah Washington conquistou prestígio pleno, gravando, apresentando-se e vendendo muito até sua morte. Passou três anos junto a banda de Hampton.
Gravou diversos estilos de música, um de seus grandes sucessos foi a canção do astro country Hank Williams Senior “Cold Cold Heart”, apenas não gostando de gravar gospel, pois dizia que não gostava de misturar assuntos espirituais com profanos.
Apesar de seus discos lhe renderem bastante dinheiro, possuía um estilo de vida bastante dispendioso, comprando jóias e carros, além de querer dar para a filha uma infância de luxo, diferente da sua.
Morreu aos 39 anos de idade após ingerir inibidores de apetite com bebida alcoólica.
 Para mais informações, por favor visite All Music Guide

Unforgettable

01. This Bitter Earth (Clyde Otis) • 2:26
02. I Understand (Mabel Wayne/Kim Gannon) • 2:35
03. This Love Of Mine (Frank Sinatra/Sol Parker/Henry W. Sanicola) • 2:35
04. Alone (Nacio Herb Brown/Arthur Freed) • 2:20
05. Somewhere Along The Line (Dinah Washington/Walter Merrick) • 2:37
06. The Song Is Ended (But The Melody Lingers On) (Irving Berlin) • 2:50
07. Everybody Loves Somebody (Ken Lane/Irving Taylor) • 2:25
08. Ask A Woman Who Knows (Dinah Washington/Vic Abrams/Hill) • 2:38
09. A Man Only Does (What A Woman Makes Him Do) (Clyde Otis/Kelly Owens) • 2:23
10. A Bad Case Of The Blues (Clyde Otis) • 2:35
11. When I Fall In Love (Edward Heyman/Victor Young) • 2:31
12. Unforgettable ( Irving Gordon) • 2:41

2 comentários: